sábado, 22 de junho de 2013

Apresentação da Banda de Música Cantídio Gouveia na Abertura do Painéis Funarte de Bandas de Música 2013


Integrantes de bandas de música de 18 municípios paraenses já estão em Bragança, município do Nordeste do Pará, para os Paineis Funarte de Bandas de Música. O evento, realizado pelo terceiro ano consecutivo no Estado, começou nesta quarta-feira (19), com o pronunciamento do superintendente da Fundação Carlos Gomes, Paulo José Campos de Melo.
Nos pronunciamentos, o representante da Funarte e o superintendente da FCG destacaram a importância da realização de mais um Painel de Bandas no Estado, que mais uma vez acontece numa cidade com forte tradição musical. Segundo os organizadores, este é o maior evento do gênero em número de inscritos já realizado pela Funarte.


A abertura teve ainda a apresentação da Banda de Música Cantídio Gouveia, conhecida como ‘A Furiosa de Bragança’. Após a atração musical começaram o credenciamento dos alunos e os cursos. As aulas são ministradas no Instituto Santa Terezinha, um dos colégios mais tradicionais do município. Cada turma tem 30 alunos, e as aulas ocorrem pela manhã e à tarde.

Neste ano, mais de 600 alunos estão inscritos para participar das atividades, que contam com professores de escolas de música de várias regiões do país. Entre os cursos ministrados estão Percepção Musical, Reparo de Instrumentos e Regência. Este último será ministrado pelo maestro Marcos Sadao, regente titular da Banda Sinfônica do Estado de São Paulo.


É a segunda vez que Marcos Sadao vem ao Pará para dividir seu vasto conhecimento com jovens paraenses. Em abril deste ano, ele participou da primeira fase do Festival Internacional de Música do Pará, todo voltado para as bandas sinfônicas, e ministrou aulas para os integrantes da Banda Sinfônica da Fundação Carlos Gomes.

O saxofone foi um dos instrumentos mais procurados pelos inscritos. As vagas nas turmas foram preenchidas também por quem escolheu outros instrumentos de sopro, como flauta, trompete, trombone, tuba e clarinete, e instrumentos de percussão, como bumbo, tarol, prato e bateria.

Os grupos que vieram a Bragança para participar dos ‘Paineis’ viajaram muitas horas de barco ou de ônibus para chegar ao município, com o objetivo de aprimorar o conhecimento musical. Muitos jovens são oriundos do Arquipélago do Marajó, especialmente, de cidades como Breves, Anajás e Santa Cruz do Arari.

Extraído de: http://www.portalamazonia.com.br/cultura/musica/dezoito-municipios-participam-de-paineis-funarte-de-bandas-de-musica-no-para/

0 comentários:

Postar um comentário